Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rhodostemonodaphne parvifolia Madriñán CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Aespécie ocorre apenas na Reserva Ducke no município de Manaus, com EOO de 24,85 Km², sujeita a uma situação de ameaça. Ocrescimento demográfico e a expansão urbana de Manaus vêm causando alteraçõesambientais como poluição dos igarapés, e perda da biodiversidade das florestasna região, ameaçando as espécies, especialmente as com distribuição restritacomo esta.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rhodostemonodaphne parvifolia Madriñán;

Família: Lauraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Rhodostemnonodaphneparvifolia é uma espécie bastante distinta. É um arbusto com ramos delgados, esuas folhas são pequenas, cartáceas, amareladas a marrom-esverdeadas, triplinérvas.Está relacionada a R. leptoclada, ambas possuem flores similares, entretanto R.parvifolia possui estatura menor, galhos mais finos, folhas menores comnervuras secundárias fortemente acródromas e nervação terciária inconspícua, oque justifica seu reconhecimento como uma espécie distinta. Vegetativamente é indistinguívelde Endlicheria gracilis Kosterm(Madriñán,2004).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécies.

Distribuição

Conhecida somente das redondezasda Reserva Florestal Adolpho Ducke próximo de Manaus (Madriñán, 2004).

Ecologia

Arvoreta de até 6 m dealtura e 4 cm de diam., podendo apresentar flores a partir de 3 m de alt.Frutos verdes sobre cúpula vermelha, negros quando maduro. Desenvolve-se em floresta ombrófila não-inundável sobre soloarenoso. Floração: Dezembro a abril (Madriñán, 2004).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Severidade high
Detalhes As pressões ambientais decorrentes do crescimento da população na área urbana de Manaus ocasionaram nos últimos 20 anos grandes alterações em seu espaço físico. Grande parte da poluição dos igarapés e perda da biodiversidade foi/é ocasionada pela dinâmica da expansão urbana da cidade. Dados referentes ao desmatamento, revela que a zona urbana do município passa por um processo de insustentabilidade, agravado pela expansão urbana e modernização dos espaços intra-urbanos (Nogueira et al., 2007).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: ​Ocorre na Reserva Florestal Adolpho Ducke.

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Deficiente de Dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- QUINET, A., BAITELLO, J.B., MORAES, P.L.R. Lauraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB104769>. Acesso em: 18/11/2011.

- NOGUEIRA, A.C.F.; SANSON, F.; PESSOA, K. A expansão urbana e demográfica da cidade de Manaus e seus impactos ambientais. , 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MADRIÑÁN, S. Rhodostemonodaphne (Lauraceae). Flora Neotropica, v. 92, n. 24, p. 1-102, 2004.

Como citar

CNCFlora. Rhodostemonodaphne parvifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rhodostemonodaphne parvifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/04/2012 - 13:15:31